top of page
  • Writer's pictureAndre Souza

Porque Inglês é o idioma universal?


Francês, Hebraico, Português, Espanhol, Italiano, Inglês, e outros mais de 5994 idiomas.


Parece loucura, mas sabia que existem mais de 6000 idiomas?


Dentre os mais de 6000 idiomas que existem, apenas um conecta o mundo, idioma que é chamado por alguns de super idioma.


O idioma que conecta o mundo dos negócios, as relações internacionais, a ciência, a tecnologia e todas as grandes novidades e descobertas do mundo.


O Inglês certamente não é o primeiro idioma de relevância global, existiram outros idiomas que foram relevantes em suas épocas e tiveram o papel de “Lingua Franca”, termo usado para nomear o idioma usado para negócios e comunicações internacionais.


Mas embora Inglês não seja o primeiro a ter esse papel de comunicação global, certamente é o mais expansivo, expressivo e universal que o mundo já teve em toda a história.


Por exemplo, o Latin, idioma usado pelo império Romano, era extremamente relevante, mas não era o idioma único, nem mesmo era o idioma popular e dominante na época. Era usado pela elite, e para negócios internacionais.


O Francês também teve grande relevância durante um período de tempo, mas nunca teve a supremacia do Inglês.


E esse é o grande ponto. Porque, e como, o Inglês se tornou, tem permanecido, e provavelmente permanecerá sendo o idioma mais relevante do mundo?


Para responder essa pergunta precisamos considerar 3 elementos muito importantes. Dentre os quais 1 elemento foi, e é, fundamental para fazer o Inglês ser o que é hoje.


O primeiro elemento foi a Colonização Inglesa, obviamente o lugar de onde veio o idioma Inglês. No século 17 a Inglaterra teve um grande avanço territorial, e essa expansão fez com que o Inglês se tornasse o idioma local de lugares de extrema relevância mundial, como por exemplo, os Estados Unidos, Australia, Canada e outros países. E essa marca histórica faz com que mais de 50 países tenha o Inglês como idioma oficial atualmente.


O segundo elemento é o poder e influência global dos US durante o século 20 e continuando no século 21.


Os EUA se tornaram uma grande potência mundial cultural e econômica, e essa influência alterou completamente a importância do Inglês em nível mundial.


As músicas e filmes de maior relevância global passaram a ser em Inglês, e consequentemente passaram a influenciar grandemente a todos. Aqui também precisamos mencionar fenômenos Ingleses do último século que tiveram grande influencia e responsabilidade na expansão do Inglês, sendo o maior deles os Beatles.


Sendo uma grande potência mundial passaram a influenciar em todos os mercados do mundo, da moda a produção e consumo de bens, materiais de guerra, produtos em geral, e também na compra de produtos e matéria prima de outros países. Formou assim um grande ecossistema econômico que tornou o Inglês o idioma dos negócios.


Considerando isso, poderíamos concluir que o Mandarim se tornaria o proximo idioma global, ou “Lingua Franca”, uma vez que a China é a grande potencia econômica do mundo. Mas o Mandarim não é idioma simples, e curiosamente, nem são todos os Chineses que falam o idioma. Embora a maioria falem Mandarim, existem diversos outros idiomas falados dentro do país.


E uma curiosidade. Sabemos que a população da China é enorme, mas você sabia que existem mais Chineses aprendendo Inglês do que toda a população dos EUA?


São mais de 400 milhões de Chineses aprendendo Inglês. E a população dos EUA é algo proximo de 350 milhões de pessoas.


Com isso podemos chegar a conclusão de que o Mandarim não irá deletar o Inglês.


E finalmente chegamos ao terceiro e mais importante elemento que torna o Inglês diferente de todos os outros idiomas. Esse elemento não mudou apenas a importância do Inglês, mas mudou o mundo como um todo. Mudou a forma que nos comunicamos, a forma como trabalhamos, produzimos e viajamos.


A internet mudou tudo, e o Inglês foi o veiculo usado para desenvolver e levar essa grande inovação aos 4 cantos da terra.


No tempo do Império Romano, a comunicação era apenas entre os locais, e a comunicação a distancia era feita por meio de cartas e mensageiros. Hoje, no século 21, a comunicação universal é feita instantaneamente.



Por isso o Inglês é diferente de todo e qualquer idioma que existiu antes dele. E a lógica é que o Inglês continue, e expanda ainda mais sendo o idioma mais importante do universo.

3 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page